Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Eventos

Mário Soares apresenta livro de inéditos de Bento de Jesus Caraça

Em 30-06-2010 às 17:30 / Edifíco Quelhas, Auditório CGD

Apresentação da Obra
Carlos Bastien - ISEG
Nuno Crato - ISEG

Intervenções
João Duque 
Guida Lami
João Caraça

Organização
Sociedade Portuguesa de Matemática
ISEG/CEMAPRE
Gradiva

Bento de Jesus Caraça foi um dos maiores nomes da cultura científica portuguesa no século XX. Conhecido como matemático, divulgador, professor e até activista político, esteve, no entanto, durante toda a sua vida profissional numa Escola Superior de Economia e Gestão, antecessora do Instituto que hoje é conhecido pelo mesmo nome (ISEG). No livro Bento de Jesus Caraça - Inéditos de Economia Matemática , o economista Carlos Bastien reune textos de Bento de Jesus Caraça completamente inéditos que permitem desvendar esta sua faceta menos conhecida.

No livro Bento de Jesus Caraça - Inéditos de Economia Matemática, que integra a colecção Temas de Matemática resultante de uma colaboração entre a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e a Gradiva e cuja publicação contou com o apoio do Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica (CEMAPRE), é possível perceber claramente a convergência de interesses sociais e científicos de Bento de Jesus Caraça, uma personalidade que aliava excepcionais qualidades docentes, ao conhecimento profundo da matemática, a uma ímpar capacidade de divulgar ciência e a defesa acérrima da liberdade e do espírito crítico científico.

Na compilação de textos que agora se publica, realizada com base nos manuscritos de Bento de Jesus Caraça que foram descobertos no arquivo do ISEG e na Fundação Mário Soares, temos acesso a textos completamente inéditos - nomeadamente à sua tese de licenciatura, um trabalho de economia neoclássica de 1923. Como refere o organizador do livro, Carlos Bastien, "encontrei uma série de documentos na sua maior parte nunca referidos nos estudos já publicados. Encontrei em boa medida o Caraça que procurava, uma dimensão sem dúvida importante para a reconstituição do seu perfil enquanto homem de cultura e enquanto cidadão."

SOBRE O AUTOR

Bento de Jesus Caraça nasceu em Vila Viçosa em 1901, filho de trabalhadores rurais. A ele se devem várias obras de matemática de elevada qualidade, que modernizaram o ensino desta disciplina. A ele se devem também várias obras de divulgação e de intervenção, nomeadamente os célebres Conceitos Fundamentais de Matemática, e A Cultura Integral do Indivíduo. Foi um dos fundadores do Centro de Estudos de Matemáticas Aplicadas à Economia, em 1938, e da Sociedade Portuguesa de Matemática, em 1940. Foi presidente da SPM no biénio de 1943-1944 e colaborador frequente da sua Gazeta. O governo de Salazar expulsou-o do ensino universitário em 1946. Faleceu em Lisboa em 1948, vítima de doença cardíaca. É uma figura maior da matemática, da cultura científica e da liberdade.

  cartaz lançamento do Livro CONVITE

 

  • REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Foto Livro BJC Junho 2010 Foto Livro BJC Junho 2010
Foto Livro BJC Junho 2010 Foto Lvro BJC Junho 2010   Foto livro BJC junho 2010
Foto Livro BJC Junho 2010 Foto Livro BJC Junho 2010

  Foto Livro BJC junho 2010

Foto Livro BJC_Junho 2010 Foto BJC Junho 2010 Foto BJC Junho 2010
Foto BJC Junho 2010 Foto Livro BJC Junho 2010 Foto Livro BJC junho 2010