Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Notícias

Publicar Publicado em: 17-05-2011

ISEG Art Dynamics celebra 100º Aniversário do ISEG

Arte na escola de economistas e gestores
 
19 de Maio a 9 de Julho
ISEG ‐ Instituto Superior de Economia e Gestão
Rua do Quelhas, n.º 6, Lisboa
 
O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) comemora o seu centenário com arte e, de 19 de Maio a 9 de Julho, apresenta ISEG Art Dynamics, um projecto artístico alargado que se inicia com um ciclo de oito exposições individuais, de artistas consagrados e novos talentos, onde reúne um total de 300 obras contemporâneas inéditas, expostas em estreito diálogo com a história e os espaços nobres de uma das maiores, mais antigas e prestigiadas escolas da universidade portuguesa.
 
Uma escola de economistas e gestores também é um espaço para a arte? A resposta é ISEG Art Dynamics, um projecto artístico lançado no âmbito das comemorações do 100º Aniversário do ISEG, que se apropria de múltiplos espaços desta instituição para a arte. ISEG Art Dynamics explora novas funcionalidades e revela novos espaços para a criatividade, cria pontes com o exterior e estabelece esta escola centenária como uma plataforma dinâmica de referência, para o encontro e difusão de projectos de artes visuais e eventos culturais.
 
ISEG Art Dynamics é comissariado por Nuno Olim Marote que, para este ciclo inaugural de exposições, desafiou uma selecção plural de oito artistas de múltiplas áreas de expressão a reflectirem sobre o temaPessoas/Personagens e a sua representação quotidiana ou revisitada. Cerca de 300 obras de fotografia, vídeo‐arte, instalação, pintura e desenho são apresentados em coexistência com o ambiente histórico e académico, marcando através dos conteúdos da arte um ponto de encontro de multiplicidade cultural e heterogeneidade de opiniões, capaz de envolver a comunidade e esbater as fronteiras entre a academia e o mundo exterior, uma orientação estética que traduz a própria missão do ISEG.
 
No próximo dia 19 de Maio pelas 19h00, inauguram as duas primeiras exposições de ISEG Art Dynamics, numa cerimónia que conta com as actuações musicais de Zé Manuel e Joana Lobo Anta. O jovem fotógrafo Salvador Colaço expõe no Colégio do Quelhas "BeYourself", um projecto fotográfico de retrato animático que explora e aproxima as múltiplas facetas ou personalidades de 100 figuras mediáticas e ilustres desconhecidos. No Convento das Inglesinhas, o retratista oficial da Casa Real do Mónaco, Marcos Marin apresenta "Reality Bites", uma colecção de 10 obras onde convivem, lado a lado, ícones da moda e da arte com chefes de estado e líderes políticos, entre eles o retrato do Presidente da Republica e ex‐aluno do ISEG, Aníbal Cavaco Silva.
 
O segundo momento do ciclo expositivo de ISEG Art Dynamics terá lugar no próximo dia 31 de Maio, pelas 19h00, com a abertura das exposições de Gilvan Nunes, João Vilhena, Jorge Rodrigues, Nirvana, Pedro Casqueiro e Susana Guardado. As obras estão disponíveis para venda ao público e todas as exposições podem ser visitadas até ao dia 9 de Julho, no horário de funcionamento do ISEG.
 
Nuno Olim Marote comenta: "Do ISEG para o mundo e do mundo para o ISEG é o fio condutor de ISEG Art Dynamics, um projecto que pretende afirmar o carácter desta escola através da expressão artística contemporânea, conferindo dinamismo aos seus espaços e mostrando que arte existe em todos os contextos, um local onde se faz investigação e se ensina economia e gestão, também é um lugar de criatividade e fruição artística".
 
Prof. Doutor José António Correia Pereirinha, Vice‐Presidente para os Assuntos Científicos do ISEG acrescenta: "É para todos nós muito claro que a formação de um economista e de um gestor só está completa se nela estiverem presentes as dimensões culturais que queremos mostrar. Queremos que elas estejam visíveis e sejam vividas pela nossa comunidade académica e pelo público que nos irá certamente visitar".
 
Ciclo de Exposições Individuais:
Gilvan Nunes (BR) ‐ "Olheos"
João Vilhena (PT) ‐ "Goya Revisited" / "Slowed down Kate, flipped & inverted, or I just don't know what to do with myself"
Jorge Rodrigues (PT) ‐ "No People Allowed"
Marcos Marin (BR) ‐ "Reality Bites"
Nirvana (PT) ‐ "360 degrees of All Wise Monkeys"
Pedro Casqueiro (PT) ‐ "Tin Age"
Salvador Colaço (PT) ‐ "BeYourself"
Susana Guardado (PT) ‐ "Retratos Sonoros"
 
Ficha Técnica ISEG Art Dynamics
Nuno Olim Marote: Director Geral / Comissário Geral
João Bettencourt Bacelar: Director Criativo
João Vilhena: Director Artístico Executivo
 
 
Sobre o ISEG ‐ Instituto Superior de Economia e Gestão ‐ www.iseg.utl.pt:
•     Iniciou a sua actividade em 1911 com a designação de Instituto Superior do Comércio. Passado um século, tornou‐se a segunda maior Escola da Universidade Técnica de Lisboa e uma das maiores, mais antigas e prestigiadas Escolas de Economia e Gestão da Universidade Portuguesa.
•     Alberga cerca de 4500 alunos, 200 professores e 90 funcionários, além de investigadores não docentes dos seus centros de investigação. Confere formação nas áreas da Economia, Gestão, Matemática aplicada à Gestão e Economia (MAEG) e Finanças.
•     Fomenta ligações permanentes com o mundo empresarial, em especial através do IDEFE ‐ Instituto para o Desenvolvimento e Estudos Económicos, Financeiros e Empresariais, desenvolve protocolos e intercâmbios com entidades internacionais de múltiplos países lusófonos e Europeus.
 
 
Para mais informações, por favor contacte:
Lisbon Communication Office
Ana Paula Salgueiro
Tel: + 351 21 387 08 13 Telemóvel: 93 396 64 29
apsalgueiro@lisboncommunicationoffice.com
Sílvia Escórcio
Tel: +351 21 388 80 87 Telemóvel: 93 420 01 57
silvia.escorcio@lisboncommunicationoffice.com

Programa do Projecto