Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Notícias

Publicar Publicado em: 02-03-2010

Antigo Aluno do ISEG eleito Presidente da AIESEC Internacional

Foto Hugo Pereira

Hugo Pereira foi eleito presidente da direcção da AIESEC - a maior organização internacional gerida exclusivamente por estudantes e recém-licenciados, de 110 países e territórios, tendo como missão "desenvolver líderes que possam ser agentes de mudança na sociedade". Hugo Pereira tem 24 anos e é licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade Técnica de Lisboa.

Em 2005, Hugo Pereira  candidatou-se a Director de Relações Internacionais da AIESEC do ISEG, tendo passado um ano assumido a liderança do mesmo núcleo local. É vice-presidente do AIESEC Internacional, assumindo a presidência em Julho próximo, depois da eleição de 19 de Fevereiro.

A candidatura envolveu cerca de 30 perguntas, biografia, currículo, resumo e principal estratégia para os próximos anos. Interveio dez minutos, seguidos de um painel sobre temas mundiais e tendências com a revista "Economist", seguida de 5 horas de perguntas com as regiões onde a AIESEC está presente (Europa Oeste, Norte, EUA e Canadá; América Latina, África, Norte de África e Médio Oriente, Ásia e Pacífico, Europa Central e Este) e finalizou com um discurso de 3 minutos. A votos, teve maioria absoluta, no Congresso da Tunísia, e, de momento, selecciona 19  colaboradores (de seis continentes e mais de uma dezena de nacionalidades).

A AIESEC nasceu em 1948, e está em em Portugal desde 1959. Actualmente, é a maior organização mundial gerida exclusivamente por estudantes, actualmente com 23.000 membros de 1.100 universidades. Tem uma network de 800.000 Alumni (antigos membros) e estabelece parcerias mundiais com mais de 3.500 organizações. Assume-se como a "plataforma internacional que permite aos jovens descobrirem e desenvolverem o seu potencial, proporcionando 5.000 oportunidades de liderança anuais". A AIESEC desenvolve ainda um Programa de Estágios Internacionais através do qual efectua 4.500 intercâmbios anuais, estabelecendo contacto privilegiado entre universidades e empresas.

Membros da AIESEC com  experiência e interação com a AIESEC Alumni em Portugal: Cavaco Silva (Presidente da República) e Murteira Nabo (Chairman GALP Energia). Alumni Mundial são, por exemplo, Martti Ahtisardi (Prémio Nobel da Paz), Helmut Kohl (antigo Chanceler da Alemanha), Janez Drnovsek (antigo 1º. Ministro da Eslovénia) e Junichiro Koizumi (antigo 1º. Ministro do Japão). Kofi Annan (antigo Secretario Geral da ONU), Durão Barroso (Presidente da União Europeia) e John F. Kennedy (antigo Presidente dos Estados Unidos) são exemplo de algumas das figuras mundiais que endossam a organizacao e suportam as suas actividades.

Autor: ISEG