Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ADV   Grudis 2016   Call for Papers

Call for Papers

   

                                                       XV Conferência Grudis e Doctoral Colloquium 

ISEG Universidade de Lisboa |  22 e 23 de Janeiro de 2016

 

CALL FOR PAPERS

As Conferências grudis são um fórum de discussão no domínio da investigação em contabilidade, considerando as suas múltiplas dimensões e as diferentes metodologias de investigação. A edição de 2016 terá lugar no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, numa organização conjunta da Rede Portuguesa de Investigação em Contabilidade ( grudis) e do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

A conferência contará com a participação do Prof. Wim Van Der Stede, da London School of Economics, editor da Management Accounting Research, como keynote speaker

 

Objetivos

▪        Promover a produção de investigação científica de qualidade em contabilidade;

▪        Contribuir para o desenvolvimento de artigos de membros do grudis por via da sua discussão construtiva.

▪        Proporcionar a investigadores em início de carreira a discussão dos seus projetos de investigação.

▪        Desenvolver competências em termos de avaliação crítica de trabalhos científicos e de apresentação de trabalhos de investigação.

▪        Aprofundar os contactos entre membros da comunidade científica portuguesa que investigam na área da contabilidade.

 

 

Estrutura

1. Doctoral Colloquium

O Doctoral Colloquium, a realizar no dia 22 de janeiro, contará com a apresentação de projetos de investigação de doutorandos. Este espaço proporciona a doutorandos a oportunidade de apresentação e discussão dos seus projetos de investigação e/ou dos resultados preliminares da sua investigação. Os doutorandos deverão ser membros do grudis.

Os projetos devem conter uma descrição sucinta do(s) problema(s) a investigar, da metodologia de investigação e/ou dos modelos empíricos adotados, dos dados a utilizar e respetivo processo de recolha, dos resultados esperados e de eventuais dificuldades na execução do projeto. A existirem resultados preliminares à data da submissão, deverão os mesmos ser incluídos no documento.

Por norma, os projetos de investigação podem ser apresentados apenas uma vez no doctoral colloquium; todavia, considerar-se-á uma segunda apresentação quando existirem alterações fundamentais entre o primeiro e segundo documento (neste caso, o doutorando deverá complementar o documento relativo ao projecto de investigação com uma breve nota explicativa das diferenças fundamentais entre ambos os documentos).

Cada projeto de investigação apresentado será apreciado e discutido por um painel de faculty.

 

2. Conferência

A Conferência, a realizar no dia 23 de janeiro, contará com a apresentação de artigos e uma sessão de cartazes ( poster session).

▪        Apresentação de artigos: A Conferência grudis proporciona a apresentação e discussão de artigos de autores associados ao grudis (pelo menos um autor deve ser membro do grudis) . Serão aceites artigos tendo por base o seu mérito, podendo os mesmos estar numa fase intermédia da respetiva elaboração. Os artigos não devem ter sido apresentados em anteriores seminários grudis ou, tendo-o sido, devem conter alterações fundamentais.

Cada artigo apresentado será apreciado e discutido por um discussant.

▪        Poster Session : Este espaço destina-se à exposição de todos os projetos de investigação apresentados no Doctoral Colloquium e visa promover a divulgação da investigação dos doutorandos, a criação de oportunidades para a discussão construtiva de ideias com os participantes na Conferência e o desenvolvimento de competências ao nível da síntese de ideias.

A Comissão Organizadora comunicará nos prazos definidos a aceitação preliminar de artigos e projectos de investigação e estabelecerá o prazo para a inscrição na Conferência Grudis e Doctoral Colloquium. A aceitação das comunicações apenas torna-se definitiva quando pelo menos um dos autores dos artigos/o autor do projecto de investigação se inscreva na Conferência (no prazo definido pela organização).

 

Destinatários

Investigadores e docentes da área da contabilidade, alunos de cursos de pós-graduações (mestrados e doutoramentos) e outros agentes interessados na investigação em contabilidade.

A conferência grudis está aberta a todos os interessados na investigação em contabilidade, mas a apresentação de artigos e projetos de investigação está limitada a trabalhos de membros do grudis (ou em co-autoriacom membros do grudis).

As comunicações serão feitas em língua Portuguesa ou Inglesa. Por norma, as comunicações serão efetuadas na mesma língua em que os trabalhos tiverem sido redigidos. 

 

Datas importantes

▪        Envio do texto completo dos trabalhos: até 16 de novembro de 2015.

▪        Comunicação de aceitação dos trabalhos para apresentação: até 4 de janeiro de 2016.

▪        Inscrição de autores de comunicações aceites para apresentação: até 5 dias após a recepç ão da notificação de aceitação .

▪        Inscrição: até 9 de janeiro de 2016 (1.º período); até 21 de janeiro de 2016 (2.º período); dias 22 e 23 de janeiro (3.º período).

 

Envio do texto dos trabalhos e processo de seleção

▪        O texto dos trabalhos deverá ser enviado, até 16 de novembro de 2015, para o endereço de e-mail: grudis2016@iseg.ulisboa.pt

Informação detalhada sobre a conferência grudis está disponível em https://aquila.iseg.ulisboa.pt/aquila/investigacao/adv/grudis-2016

▪        A seleção dos trabalhos (artigos e projetos de investigação) para apresentação na Conferência estará condicionada à apreciação dos mesmos por parte de dois avaliadores ( double blind refereeing process).