Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Normas

    Normas

    O envio dos artigos deve ser feito on-line de acordo com as seguintes normas:

    Um autor não poderá subscrever mais de três trabalhos, só podendo figurar como primeiro autor em um trabalho.

    Os artigos deverão ser enviados on-line, em duplicado para o endereço inscricoes@advance.iseg.ulisboa.pt, respeitando escrupulosamente as regras de formatação e o estilo de referenciação:

    Um ficheiro em formato pdf e sem identificação dos autores;

    e outro ficheiro word com a identificação dos autores.

    A receção dos trabalhos será confirmada. Os autores não devem considerar que o trabalho foi submetido à conferência até receberem a correspondente confirmação.

    A não obediência às regras de formatação e de referenciação dará origem à não aceitação dos trabalhos.

     

    Formatação

    O texto deverá ser escrito em formato A4 com espaço simples e justificado. Margens de 2,5 cm dos três lados (direito, superior e inferior) e 3,0 cm do lado esquerdo.

    Os artigos não poderão exceder 6.000 palavras, incluindo gráficos, tabelas e bibliografia. Só serão aceites trabalhos em língua portuguesa. As referências bibliográficas deverão figurar no final do texto.

    O primeiro parágrafo deverá reservar-se para o nome do tema, ao qual os autores propõem que seja incluída a comunicação, em maiúsculas, letra Times New Roman 10, normal e justificado à esquerda.

    Depois de inserir um espaço (uma linha em branco), o segundo parágrafo deverá incluir o título da comunicação, em maiúsculas, letra Times New Roman, 12, negrito e justificado à esquerda.

    Depois de inserir um espaço (uma linha em branco), deve iniciar-se o terceiro parágrafo com o nome completo do(s) autor(es), seguido do correio eletrónico e instituição a que pertencem, letra Times New Roman, 11, normal e justificada à direita. Quando houver mais de um autor, os restantes deverão figurar em linhas diferentes.

    Depois de duas linhas em branco, iniciar-se-á o quarto parágrafo com a palavra "RESUMO" em maiúsculas, letra Times New Roman, 12, normal e justificado à esquerda. Na linha seguinte começará o texto do resumo, letra Times New Roman, 12, normal e justificado.

    O resumo não deverá ultrapassar 150 palavras.

    O quinto parágrafo deverá iniciar-se com a expressão "PALAVRAS-CHAVE", devendo mencionar-se as palavras-chave com letra Times New Roman, 12, normal, justificada à esquerda e separadas por virgulas. Deverão indicar-se, no máximo, cinco palavras-chave.

    Depois das palavras-chave será inserida uma linha.

    Após duas linhas em branco, colocar-se-á a primeira epígrafe e seguidamente o texto, que deverá ser redigido com letra Times New Roman, 12, normal, sem tabulações, justificado, separando-se os parágrafos com uma linha em branco.

    Os títulos e subtítulos do texto deverão ser identificados com numeração árabe (1,2,3…), em maiúsculas, Times New Roman, 12, negrito, justificados, precedidos por duas linhas em branco e seguidos de uma linha em branco.

    Deverá ser evitado o uso de notas de pé de página. No caso de serem usadas notas de pé de páginas, estas figurarão no final da página com letra Times New Roman, 8, normal e justificado.

    Os gráficos ou figuras deverão estar a preto e branco e ser inseridos no texto. Preferencialmente deverão fazer-se com aplicações do Microsoft Office, ou de forma alternativa, serem inseridos como imagens.

     

    Bibliografia

    Cada obra mencionada deverá ser indicada no texto através do sobrenome ou sobrenomes do autor, seguido do ano entre parêntesis. Exemplo: Silva (2004).

    As regras de citações bibliográficas e referências bibliográficas a seguir serão as da APA.

    A referência completa deverá colocar-se na bibliografia e não na nota de pé de página.

    A bibliografia será apresentada em Times New Roman, 10, normal, por ordem alfabética.

    Referências bibliográficas (NORMAS APA)

    Exemplo de livro:

    Aumont, J. & Marie, M. (2003). Dicionário teórico e crítico de cinema. São Paulo: Papirus.

    Xavier, I. (1984). O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

    Exemplo de capítulo de livro:

    MacDougall, D. (2003). Beyond observational cinema. In P. Hockings (ed.), Principles of Visual Anthropology (115-132), 3rd Ed. Berlin, New York: Mouton de Gruyter.

    Exemplo de artigos publicados em revistas:

    Leroi-Gourhan, A. (1948). Cinema  et sciences humaines. Le film ethnologique existe-t-il. Revue de Géographie Humaine et d'Ethnologie, 1(3) 42-50.

    Exemplo de Monografias, dissertações e teses:

    Fitera, J. M. (2004). Los documentales de contenido religioso. Estudio de las series transmitidas por la RAI en torno al cambio de milénio (1998-2000). Navarra: Tese de Doutorado, Universidad de Navarra.

    Exemplo de artigo de jornal:

    Pereira, J.P. (2001). A nova política para o audiovisual. Jornal do Commercio, 22, p. 3.

    Exemplo de periódicos na Internet:

    Bedregal, X. (s/data). Entrevista con Carmen Castillo: La dictadura, gran máquina del olvido, convirtió a Chile en país de la amnesia general. Disponível em: http://jornada.unam.mx/1999/04/05/carmen-castillo.htm

     

    Submissão

    Um autor não pode assinar mais de três trabalhos e pode aparecer apenas uma vez como primeiro autor.

    Um autor não pode apresentar mais do que duas comunicações.

    Os trabalhos submetidos podem ser resultado de dissertações de mestrado ou doutoramento.

    Cada comunicação só pode ser submetida a um tema.

    Somente serão aceites trabalhos com redação e ortografia adequadas, pois a versão enviada será definitiva.

    No ato da submissão dos trabalhos, a inclusão de todos os autores deve ser feita com seu nome. Não é aceite a inclusão de autores após a submissão.

    Os trabalhos enviados em formato PDF não podem, sob hipótese alguma, possuir identificação; aqueles cuja autoria seja identificada serão excluídos do evento. Por essa razão, certifique-se de que o seu trabalho não contém identificação explícita nem identificação oculta, nomeadamente nas propriedades do ficheiro.

     

    A aceitação definitiva das comunicações só acontecerá após o pagamento da inscrição de pelo menos um dos autores do trabalho e enviada uma cópia do comprovativo do pagamento.